Quando andamos de moto é muito importante que sejamos vistos pelos outros utilizadores da via pública. Quantas vezes os intervenientes num acidente rodoviário dizem que não viram a moto? Por isso mesmo é importante aumentar a nossa visibilidade na estrada, e podemos começar por ter equipamento colorido em vez deste ser simplesmente preto.
Se o blusão tiver refletores melhor ainda, já que em condução noturna esse pequeno detalhe poderá fazer toda a diferença. O amarelo fluorescente é a cor que mais se destaca, por isso, não hesitem em dar nas vistas (pelos bons motivos, é claro), quando circulam na estrada!
Tudo isto é aplicável não apenas ao blusão mas também ao capacete, luvas, botas e calças, mas se não gostam de andar muito “coloridos”, pelo menos utilizem ao máximo cores claras, que também se destacam no trânsito. Vestir cores escuras da cabeça aos pés, isso é que nunca o deverão fazer!
E na vossa moto nunca retirem os refletores que estão instalados junto à roda dianteira e também na traseira. São obrigatórios, e mesmo sendo de pequenas dimensões poderão fazer a moto destacar-se em situações de menor visibilidade, como em casos de nevoeiro ou em condução noturna.
E mais, se a vossa moto já tiver alguns anos e não ligar as luzes automaticamente, então nunca se esqueçam de as ligar de cada vez que se deslocarem. Ou seja, é fundamental ver e ser visto, e já agora, conduzam sempre com segurança!
Ver notícia da revista Motociclismo aqui.
Fonte: Motociclismo